Caminhada Mulheres com Dani Portela pede mais igualdade, segurança e espaço na política
Dani Portela (PSOL/Rede) na caminhada Mulheres com Dani
Na última quinta-feira (26), a candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL/Rede), participou da caminhada Mulheres com Dani. O clima vibrante tomou as ruas da Conde da Boa Vista e seguiu até a Praça do Diario, reunindo milhares de mulheres, entre elas, lideranças de movimentos feministas de Pernambuco e do Recife. O ato foi de reivindicação por mais mulheres na política, mas também em defesa dos direitos de todas. “Estamos aqui pela importância de elegermos uma bancada feminista e também para lutarmos pelo direitos das mulheres, inclusive segurança e igualdade. Com mais mulheres na política, teremos mais políticas públicas voltadas para todas nós. Aproveito a oportunidade e destacou que, se nós candidatas estamos aqui, agradecemos aos movimentos de mulheres organizadas que sustentam a luta em nossa cidade. Movimentos feministas, de mulheres negras, mulheres antiproibicionistas, mulheres positivas, as que lutam por teto e as que estão em todas as lutas.”, destacou Dani Portela.
Sob o tema "Por Elas e Por Todas", liderado por Dani Portela (PSOL/ Rede), a caminhada se destacou pela presença marcante de mulheres de diferentes idades, raça e classes sociais, todas unidas em prol de um objetivo comum: a luta por mais segurança e valorização das mulheres. “Nós somos maioria da população dessa cidade e sabemos fazer política diariamente. Porque, uma mulher que se vira com um salário mínimo para sustentar uma família e usar transporte público, ela faz economia e administra como ninguém. Por isso, destacamos a necessidade de ampliarmos a bancada feminina e inserirmos mais mulheres na política. Não é admissível que uma bancada com 37 vagas, apenas 7 sejam ocupadas por mulheres. E, na história da cidade, Recife nunca teve uma prefeita. Nós queremos colocar na Prefeitura do Recife não apenas uma mulher, mas duas mulheres negras.”, enfatizou a candidata.
Com cartazes e gritos de ordem, as participantes exigiram respeito, proteção e mais políticas públicas que garantam a integridade feminina. Dani Portela (PSOL/ Rede), ainda ressaltou a importância de lutar por um futuro onde as mulheres possam ocupar espaços de poder e influência, reforçando que a valorização começa pela visibilidade e pelo respeito a todas as vozes. “Que nenhuma mulher seja morta pelo fato de ser mulher. E nós também devemos essa eleição à memória de Roberta, uma travesti negra que foi queimada viva nesta cidade, apenas porque vivia em condição de rua. Sendo assim, para reduzir as desigualdades de gênero, classe e raça, estamos nessa luta para transformar o Recife. Pois eu não serei livre enquanto outra mulher ainda for prisioneira, mesmo que as correntes dela sejam diferentes das minhas.”, falou Dani Portela.
Essa mobilização simboliza a luta feminista e se mostra cada vez mais essencial em um contexto em que a violência e a discriminação ainda permeiam a vida de tantas mulheres. A caminhada Mulheres com Dani foi um lembrete poderoso de que a união é fundamental para conquistar direitos e transformar o Recife em uma cidade melhor para todas e todos. Por fim, as participantes, juntamente com Dani Portela (PSOL/ Rede) deixaram claro que suas vozes não serão silenciadas e que, juntas, continuarão a lutar por um mundo mais justo e igualitário para todas. E, em união, todas entoaram o grito de “Marielle presente!”.