Dani Portela fala sobre desigualdade racial na gravação do Podcast “Eu Voto em Negra”
Dani Portela na gravação do podcast “Eu Voto em Negra”
Dando continuidade aos compromissos de campanha da semana, Dani Portela, candidata à prefeitura do Recife pela coligação PSOL/Rede - “Recife com a Cara da Gente” - , começou a sua quarta-feira (11) participando da gravação do podcast para o “Eu Voto em Negra”. E como a desigualdade de gênero e raça é uma das suas principais lutas, Dani utilizou a oportunidade para destacar alguns números do Censo 2022 e falar sobre o seu posicionamento com relação ao tema. "Aproximadamente 54% da população do Recife é formada por mulheres, das quais mais de 57% são negras. A realidade do Recife revela que a cidade é a segunda capital mais desigual do Brasil. A maioria das pessoas em situação de vulnerabilidade e pobreza são negras, com destaque para as mulheres negras que são chefes de família. Enquanto vereadora do Recife, lutei pela implementação de cotas raciais nos concursos e seleções públicas da Prefeitura.", apontou.
A campanha “Eu Voto em Negra” foi criada em 2018 e faz parte do projeto Mulheres Negras e Democracia, que atua em toda a região Nordeste do Brasil. É uma ação da Rede Mulheres e Democracia, articulada pelas organizações Casa da Mulher do Nordeste (CMN); Centro das Mulheres do Cabo (CMC) e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR/NE) com colaboração da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e a Rede de Mulheres Negras do Nordeste. Um movimento democrático pela representatividade e presença de mulheres negras na política. De acordo com informações do “Eu Voto em Negra”, as mulheres negras correspondem a 28% da população do Brasil, mas representam apenas 4% das prefeitas, 6% das vereadoras e 5% das deputadas federais eleitas.
Durante a gravação do podcast, Dani Portela falou sobre algumas das suas propostas para diminuir essa desigualdade racial existente no Recife. “Vamos criar Secretaria Municipal de Igualdade Racial, com equipe e orçamento adequados para uma atuação firme e competente no enfrentamento ao racismo. Também pretendemos restabelecer o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), garantindo sua plena implementação em todas as áreas e atualizar e implementar o Plano Municipal de Igualdade Racial e transformá-lo em lei.”, finalizou Dani Portela.
Caminhada em Jardim São Paulo e entrevista para Rede Globo
Dani Portela (PSOL/Rede) com Carmem Dolores (PSOL) candidata à Câmara Municipal do Recife
Ainda nesta quarta-feira (11) Dani Portela (PSOL/Rede), junto com a candidata à Câmara Municipal do Recife, Carmem Dolores (PSOL), fizeram uma caminhada porta a porta pelas ruas de Jardim São Paulo, zona oeste do Recife. Estiveram presentes apoiadores das campanhas e eleitores. Elas conversaram com moradores e comerciantes locais, onde ouviram as demandas da comunidade e falaram sobre as suas propostas de governo. Antes da andada começar, Dani Portela (PSOL/Rede) deu entrevista a Rede Globo Nordeste, onde pôde falar sobre os seus planos para melhorar a educação e transformar o Recife em um lugar melhor para todas e todos.
Confira a agenda de Dani Portela para a quinta-feira (12):
🌻QUINTA (12/09/2024)
9h - Estudo para debates e sabatinas
11h30 - Assinatura da Carta compromisso do Grupo Curumim - Alepe
14h - Sabatina “O que pensam as candidaturas a Prefeitura da Cidade do Recife sobre as políticas públicas para a pessoa com deficiência - APEC
R. Conselheiro Silveira e Souza, 85, Cordeiro
18h30 - Debate público do Fórum de Mulheres de Pernambuco. Eleições 2024: como enfrentar a extrema direita e garantir direitos na vida das mulheres?
Rua Afonso Pena, 333, Stº Amaro.